Qual a diferença entre Serviço Postal e Empresas de Courier? Entenda!

Como insisto bastante, o frete que você escolhe é fundamental para a economia na importação. Se você se equivocar na escolha do frete poderá além de esperar o prazo internacional maior, ainda pagar mais caro do que se comprasse a mesma coisa aqui no Brasil. E uma dúvida muito comum é em relação à empresas privadas de transporte internacional e serviços postais. Saber diferenciá-las é fundamental. Cada uma tem seu modo de trabalhar, seus preços e suas peculiaridades. Então, apesar das semelhanças, saiba diferenciá-las e só terá economia e menos dores de cabeça em suas importações.

Entendendo o Serviço Postal

serviço postal

Serviços postais são operadores de transporte de encomendas em âmbito nacional. No Brasil, temos os Correios, no Peru o Serpost, e assim por diante. Empresas ligadas ao governo que são as principais responsáveis pelo manuseio e transporte de encomendas em seus países.

Essas empresas podem ser tanto públicas como privadas. O governo concede o direito à uma determinada empresa e esta passa a ter responsabilidade sobre as encomendas do país.

Aqui no Brasil, como já disse anteriormente, temos os Correios como detentor desses direitos, concedidos pelo governo. Questões históricas não são pertinentes para nós, mas caso haja curiosidade o próprio site da empresa disponibiliza uma detalhada apresentação de sua história. Você pode vê-la no link:

http://correios.com/sobreCorreios/empresa/historia/default.cfm

Empresas de Courier

São empresas de transporte internacional expresso e prestam o mesmo serviço do serviço postal diferenciando-se em alguns aspectos. Principalmente tempo de entrega e preço. Geralmente, são mais ágeis. Em contrapartida, tem preço maior e têm suas encomendas tributadas no ato do envio. Para compras internacionais, o pagamento do imposto, utilizando serviços de courier, é feito pela própria empresa responsável pelo transporte, e realizado diretamente à SRF (Secretaria da Receita Federal).

Portanto, o valor do imposto já é adicionado a sua importação. E a desvantagem que não há exceções para tributações, nem mesmo remédios ou livros.

É importante conhecer as principais empresas de courier e algumas peculiaridades de cada uma. Principalmente a DHL, como explico melhor abaixo.

DHL

Qual a diferença entre Serviço Postal e Empresas de Courier ?

A DHL é uma empresa gigantesca que tem abrangência em mais de 220 países e emprega mais de 285 mil funcionários. E essa empresa vale uma ressalva extremamente importante, uma vez que ela presta os dois tipos de serviços citados anteriormente.

MUITAS pessoas fazem confusão entre o serviço postal e de courier prestados pela DHL. Então vamos separar os dois definitivamente para que você não se engane com esse serviço.

A DHL Global Mail é o Serviço postal prestado pela DHL apenas nos EUA. Não se entende ao Brasil.

Enquanto isso, a DHL Express é o serviço de courier que se assemelha à outras empresas citadas abaixo.

Portanto, quando houver opção de transporte via DHL verifique se o serviço que você está contratando é o correto e/ou mais indicado.

Outras empresas de courier são:

Fedex

UPS

TNT

Quando escolher Empresas de Courier ou Serviços Postais?

Resumidamente, a principal vantagem de empresas de courier é a velocidade na entrega. Muito superior à outros serviços. Porém, seu alto custo, com acréscimo garantido de imposto, eventual ICMS e ainda taxas de desembaraço da mercadoria podem tornar a importação inviável.

Portanto, o mais recomendado é que se utilize empresas de courier quando há urgência na entrega. Ou seja, itens que você realmente precise. Desta forma, principalmente para o nosso foco principal de roupas, que não há essa necessidade tão evidente, é melhor utilizar os serviços postais.

E se você quer aprender a não só escolher o frete certo mas também como usá-lo da melhor forma possível, conheça a Academia do Importador. Por lá você vai ver os melhores fretes para perfumes, relógios, roupas de marca e tudo mais que você gostaria de importar com preços incríveis.