Tipos de frete e Modalidades de Frete na Importação – Método de Importação

Não adianta saber o preço da mercadoria no exterior, você tem que saber escolher o frete adequado e que vai te trazer maior economia. Por isso, é importante que você saiba diferenciar os tipos e modalidades de frete. Cada um tem sua peculiaridade e não uma regra geral para qual você deve usar. O segredo é aprender a analisar quais os prós e contras de cada um em qualquer importação que desejar fazer.

Tipos de Frete

1. CIF (Cost, Insurance and Freight)

A sigla diz no português “Custo, Seguro e Frete” e consiste basicamente que os custos citados já estão integrados ao valor da mercadoria, ou seja, todos os custos relativos à mercadoria, seguro e frete já estarão incluídos na compra final.

É importantíssimo destacar que, se tratando de uma encomenda internacional, a partir dachegada da mercadoria no país de destino, as despesas de frete e seguro passam acorrer por conta do comprador. Num português mais claro, a partir do momento em quesua encomenda chega ao Brasil, mesmo que os custos de frete e transporte já tenhamsido pagos, a responsabilidade por novas taxas é do comprador. Taxas da alfândega são um exemplo desse custo adicional.

2. FOB (Free on Board)

Traduzindo, teríamos algo como “Posto a Bordo”. Como sugere levemente a tradução,nessa modalidade os vendedores têm suas responsabilidades atribuídas a si até omomento em que a mercadoria é colocada no porto/agência na qual se iniciará otransporte. Todos os custos de seguro e frete são de responsabilidade do comprador,inclusive as eventuais tributações da receita federal.

Modalidades de Frete

Uma vez entendidos os conceitos de CIF e FOB, segue abaixo algumas modalidades defrete internacional. É importante destacar que em todas as modalidades abaixo são passíveis de CIF e FOB, variando de acordo com a negociação em questão.

Ressalto que a escolha do frete é um fator decisivo para o sucesso e consequente lucroda sua importação. Para isso é preciso saber diferenciar empresas de courier e serviços postais dos países de origem da sua mercadoria.

Empresas de courier são empresas privadas de entrega expressa que tem abrangênciatanto no local de origem da encomenda quanto no destino final. São multinacionais que cobram taxas para liberação das mercadorias junto à alfândega brasileira. Geralmente suas mercadorias são entregues em um tempo menor do que o serviço postal, porém, a tributação é certa.

Você pode ver mais sobre isso na aula seguinte sobre a “Diferença entre serviço postal e empresas de courier”.

Principais Empresas de courier: DHL, TNT, UPS, e Fedex

*Nesse caso convém apenas citá-las, já que trabalham praticamente da mesma forma.

Como características principais podemos citar que obtém o valor do frete baseado nocálculo do volume da encomenda (caixa da encomenda). Todas as mercadorias sãotributadas. São mais rápidas do que o serviço postal, mas tem a desvantagem de já pagaros 60% de imposto, e em alguns estados mais uma taxa de até 18% relativo ao ICMS.

Correios dos Estados Unidos

tipos de frete eua

First Class Mail International: Serviço mais acessível. Muito utilizado pela maioria dosbrasileiros. Tem restrição de peso de 4 libras (1,814kg) e não possui um rastreamento tãoeficaz, uma vez que você acompanha apenas o dia da postagem e o dia de entrega pelosCorreios. Ou ponto importante é que poucas encomendas são tributadas nessa modalidade.

– Não possui código de rastreamento
– Tempo de entrega de 20 a 60 dias
– Menor preço

Priority Mail International: É uma modalidade que eu considero ideal. Seu preço éintermediário, mas a postagem é totalmente rastreável. Você acompanha por etapasdesde a postagem do fornecedor, até a chegada na sua casa. A restrição de peso é bemmaior, de 70 libras (31,751kg). Assim que a encomenda chega ao Brasil, vira PAC(modalidade padrão dos Correios). Normalmente também há pouca tributação.

– Possui código de rastreamento
– Tempo de entrega de 20 a 40 dias
– Preço médio

Express Mail International: Modalidade de entrega expressa que como o próprio nomejá diz, atribui velocidade maior às encomendas. É pouco utilizada porque o risco detributação de encomendas é extremamente alto. Sua restrição de peso também é de 70libras (31.751kg) e quando chega ao Brasil vira SEDEX.

– Possui código de rastreamento
– Tempo de entrega de 10 a 40 dias
– Preço alto

Correios da China

brasil-china-importacao

China Post AirMail: Frete não prioritário, com logo tempo de entrega. No entanto, aencomenda pode chegar antes do prazo de 30 dias, considerado o prazo mínimo.Normalmente, quando eu importo da China (Relógios, Camisas de Futebol, Calçados) as encomendas costumam chegar em 25 dias no máximo. O Rastreamento dessa modalidade é opcional e pode ser adquirido pelo comprador. O preço é baixo, e uma boa parte dos fornecedores chineses oferecem essa opção, com o rastreio, de graça (nada é de graça, já está incluído no valor do(s) produto(s))

Hong Kong Post (HK Post): Semelhante ao China Post Airmail. Possui as mesmacondições de preço e rastreio. O prazo estipulado para ambos é de 30 a 90 dias

Express Mail Service (EMS): Envio expresso da China que possui código de rastreamento. Chances de tributação muito maiores. Além disso o preço é muito mais alto, mesmo que o prazo de entrega possa ser mais curto. Normalmente este é de 10 a 40

Conclusão

Agora que você já conhece como funciona cada tipo e modalidade de frete, pode conferir outras dicas sobre como utilizá-los em suas encomendas internacionais, principalmente quando falamos em Importar da China. Se quiser ir ainda mais adiante, pode fazer parte da Academia do Importador e aprender tudo o que você precisa e muito mais sobre importações.

Crie seu negócio de sucesso na internet em 21 dias trabalhando em casa e em um mercado sem nenhuma concorrência